quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Kan't help it



Immanuel Kant.
Padroeiro não lido deste blog, vítima de trocadilhos infames.
Como me redimir?
Sempre tive uma visão caricata, pra não dizer apocalíptica, do cara.
(de qualquer forma, acredito que a maioria das pessoas não perdeu 1 milésimo de segundo de suas vidas imaginando Kant, eu já)
Eu imaginava ele como uma versão filosófica do Luís XVI da Coppolinha, um cara bizarro, impotente, com hobbies esquisitos e que escreve livros difíceis.
Crítica da Razão Pura me provoca calafrios.
Só de vê-lo na estante da livraria ao lado dos filósofos pop (Nietzsche & Cia), naquelas versões de bolso multicoloridas da Martin Claret, sinto vertigem.
Outro dia vi um livro chamado Falta um Cão na Vida de Kant, "Influenciado por seu tio Juca, que define a filosofia como o casamento da inteligência com o assombro, e por Zé, um amigo provocador e inteligente, o protagonista desta história vive uma procura incessante por assuntos que desconhece mas que o fascinam". Pois é.
Kant muda vidas.
Ainda não mudou a minha (infelizmente, continuo seguindo os instintos da minha natureza), mas já faz parte das minhas resoluções de semestre novo.
Depois que li essa coluna: http://revistao2.uol.com.br/mostramateria.asp?IDmateria=687, decidi que ia começar a correr. Semana passada fui comprar meu kit sport spice, afinal, tudo começa pelo look (Antoinette be my guide), mas não tinha o meu tamanho.

N'Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século tem um conto da década de 70 chamado Crítica da Razão Pura, cujas últimas linhas são:
"– E agora, doutor? – disse eu.
– Agora?
– O que é que vamos fazer?
– Foda-se – disse o Dr. Fontes entrando na Rural."

2 comentários:

Bernardo Bäcker disse...

Eu tenho esse livro do Kant aqui, você bem sabe, mas não li ainda, faltou coragem.

Nem preciso dizer que me identifiquei horrores com FY e já estou pensando em correr amanhã, né?

Emmanuelle Kant disse...

Let's do it, darling.
Só tô esperando chegar a calça lilás que eu encomendei...rs
IIII want candy...
Vamos correr juntinhos, como fazemos com os filmes :)
Sincronicidade cósmica.